Sunday, May 3, 2015

6 anos de América e muita experiência pra contar! + Dicas pra quem é nova nos EUA.

Bom dia meninas!!!

Ontem fez 6 anos que eu cheguei aqui nos EUA! Pra quem não conhece a minha história, eu me mudei pra cá pra casar. Eu nunca tinha viajado pra cá e antes de conhecer meu marido, eu nunca nem havia sonhado que um dia eu moraria aqui. Mas a vida é cheia de surpresas e aqui estou eu!

Quando eu cheguei aqui, eu não falava inglês (nem um pouquinho!). E quando eu tentava, ninguém me entendia, rsrs. Eu era completamente dependente do meu marido, pra tudo! E morria de medo de andar sozinha. Não dirigia, e aqui você não consegue ir a lugar nenhum sem um carro! E se você não consegue ir a lugar nenhum, consequentemente você não tem amigos! Esse foi um dos motivos que eu comecei a blogar. Eu não tinha mais nada pra fazer além de ficar em casa limpando, cozinhando e esperando meu marido voltar pra casa.

Hoje, depois de seis anos, a minha vida é completamente diferente. Eu falo inglês, ando por tudo, trabalho, dirijo, tenho amigos e quase não tenho tempo pra limpar a casa e cozinhar, rsrs. Por isso que quando eu consigo eu tiro fotos e aviso no Facebook que a casa está limpa, hahaha. E não foi só a minha vida que mudou, eu mudei. Hoje eu sou uma mulher confiante e independente.

E não pense que foi fácil, porque não foi! Nem foi da noite pro dia, foi com muito esforço e dedicação.

Pra quem é nova por aqui e não sabe por onde começar, aí vão umas dicas:

♥ Pra quem quer estudar inglês mas não tem dinheiro pra pagar curso, procure por uma "Adult School" ou "ESL class." Muitos lugares oferecem aula de inglês de graça.

♥ Se você já fala um pouco inglês e escreve e gostaria de começar uma faculdade, "Community College" é o lugar perfeito pra começar. Elas são faculdades do governo, geralmente da cidade, e o preço é muito mais em conta que qualquer outra faculdade. Você pode estudar por 2 anos em Community Colleges e se formar com um Associate's Degree. No Brasil, até onde eu sei, isso não existe, mas seria o equivalente aos 2 primeiros anos do Bacharel. Você pode se especializar em muitas áreas, eu fiz o meu Associate's Degree em Paralegal Studies (o que seria quase um Direito do Brasil sem poder fazer a prova da OAB. Aqui pra quem quer ser advogada(o) precisa fazer um Mestrado ou Doutorado - Law School).

♥ Se você tem green card, você pode ganhar algum tipo de bolsa pra estudar. É só se inscrever pra FAFSA. Eu me inscrevi e ganhei uma bolsa que pagou todos os meus gastos com a faculdade pros primeiros 2 anos (Associate's Degree numa Community College). Depois eu transferi pra outra faculdade e eles pagaram quase 50% pra eu completar meu Bacharel. E os outros 50%? Eles também oferecem empréstimo, com juros baixinho, você só precisa começar a pagar depois de 6 meses que se formou e pode pagar em 10 anos!

♥ Quer fazer a carteira de motorista aqui mas tem medo de fazer uma prova em inglês? Não tem problema! O DMV (o Detran dos EUA) oferece a prova em Português! Isso mesmo! É Português de Portugal mas tá valendo! rsrs. E não se assuste, aqui você não precisa ir pra uma auto escola, e a taxa pra fazer a carteira é somente $33!!!!

Perguntas? Comente aqui em baixo que eu vou tentar responder a todas as perguntas :)

Beijos e boa sorte 

No comments:

Post a Comment